27 de abril de 2011

Cursos EAD gratuitos

Galera, seguem abaixo alguns links (basta clicar no link) de cursos em EAD quase todos gratuitos e muito interessantes, já fiz todos (gratuitos) e gostei muito! Acessem!
 



http://www.inglescurso.net.br/ (gratuito e a cada 10 lições você pode imprimir seu certificado basta inscrever-se no módulo básico e fazer as lições)


http://www.ciee.org.br/portal/index.asp (inscrição pelo próprio site)

Abraços e até mais.

23 de abril de 2011

Vídeo interessante sobre EAD no Brasil

Vale a pena conferir!

A EAD na LDB

LDB - Lei 9394 (20/12/96)

TÍTULO VI

DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Art. 61. A formação de profissionais da educação, (...), terá como fundamentos:
I - a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço;
Art. 67. Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público:
II - aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim;
IV - progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação do desempenho;
Art. 70. Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais do todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:
I - remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissionais da educação;
IV - levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e à expansão do ensino;
V - realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino;
Art. 80. O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.
§3°. As normas para produção, controle e avaliação de programas de educação à distância e a autorização para sua implementação, caberão aos respectivos sistemas de ensino, podendo haver cooperação e integração entre os diferentes sistemas.

DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

Art. 87. É instituída a Década da Educação, a iniciar-se um ano a partir da publicação desta Lei.
§3°. Cada Município e, supletivamente, o Estado e a União, deverá:
III - realizar programas de capacitação para todos os professores em exercício, utilizando também, para isto, os recursos da educação à distância;
§4º. Até o fim da Década da Educação somente serão admitidos professores habilitados em nível superior ou formados por treinamento em serviço. 

Fonte: http://www.escolanet.com.br/legislacao/legislacao_a.html

Resumo histórico da EAD

A educação a distância tem uma longa história de sucessos e fracassos. Sua origem está nas experiências de educação por correspondência iniciadas no final do século XVIII e com largo desenvolvimento a partir de meados do século XIX (chegando atualmente a utilizar várias mídias, desde o material impresso à simuladores online com grande interação entre o aluno e o centro produtor, quer fazendo uso de inteligência artificial, ou mesmo de comunicação síncrona entre professores e alunos).

Hoje mais de 80 países, nos cinco continentes, adotam a educação a distância em todos os níveis de ensino, em programas formais e não­formais, atendendo a milhões de estudantes. A educação a distância tem sido usada para treinamento e aperfeiçoamento de professores em serviço. Programas não­formais de ensino têm sido largamente utilizados para adultos nas áreas da saúde, agricultura e previdência social, tanto pela iniciativa privada como pela governamental. No momento é crescente o número de instituições e empresas que desenvolvem programas de treinamento de recursos humanos através da modalidade da educação a distância. As Universidades Européias a Distância têm incorporado em seu desenvolvimento histórico as novas tecnologias de informática e de telecomunicação. Um exemplo foi o desenvolvimento da Universidade a Distância de Hagen, que iniciou seu programa com material escrito em 1975. Hoje, oferece material didático em áudio e videocassetes, videotexto interativo, e videoconferências. Tendências similares podem ser observadas nas Universidades Abertas da Inglaterra, da Holanda e na Espanha.

EAD no Brasil

No Brasil, desde a fundação do Instituto Rádio­ Monitor, em 1939, e depois do Instituto Universal Brasileiro, em 1941, várias experiências foram iniciadas e levadas a termo com relativo sucesso. As experiências brasileiras, governamentais e privadas foram muitas e representaram, nas últimas décadas, a mobilização de grandes contingentes de recursos. Os resultados do passado não foram suficientes para gerar um processo de aceitação governamental e social da modalidade de educação a distância no Brasil, entretanto, a realidade brasileira já mudou e nosso governo criou leis e estabeleceu normas para a modalidade de educação a distância em nosso país.

Fonte: http://www.virtual.epm.br/material/tis/enf/apostila.htm#HIST%C3%93RICO

EAD: Modalidade de sucesso na educação brasileira

            Muito tem sido falado acerca da educação à distância, há quem critique com plena e total veemência e há aqueles que apoiam e valorizam essa ferramenta de aprendizado que em muito tem auxiliado os estudantes do Brasil, sem citar outros países onde a EAD também tem alcançado êxito.
            Contudo para criticar e/ou apoiar a EAD é necessário saber um pouquinho sobre sua história. Aos poucos postarei novidades, por hora fiquem com a história da EAD no mundo e Brasil.
PS: Sempre que forem postados conteúdos não escritos por mim, citarei a fonte.